A Prefeitura de Palmares do Sul, por meio da Secretaria de Finanças, está realizando o REFIM 2026! Uma campanha especial para você regularizar seus débitos com descontos imperdíveis em juros e multas.

O secretário de Finanças, Luciano Cardoso, destaca que as condições foram pensadas para facilitar a vida do contribuinte: “Criamos prazos que oferecem até 100% de desconto para quem optar pelo pagamento à vista até julho. É a chance de quitar as pendências com facilidade”.

Para o prefeito Regis Bauermann, o programa é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade: “A arrecadação do REFIM retorna diretamente em melhorias na saúde, infraestrutura e educação. Sua contribuição transforma Palmares do Sul em uma cidade cada vez melhor”.

Confira os prazos e garanta o seu desconto:

💵 PAGAMENTO À VISTA:

  • 100% de desconto nos juros e multas: Até 31/07/2026
  • 80% de desconto nos juros e multas: De 01/08 a 31/12/2026

💳 PARCELADO (Em até 60x):

  • 70% de desconto nos juros e multas: Até 31/07/2026
  • 50% de desconto nos juros e multas: De 01/08 a 31/12/2026

Não perca o prazo! Regularize a sua situação e ajude a construir o futuro da nossa cidade. 🤝

📱 Dúvidas e atendimento via WhatsApp:

  • IPTU Sede: (51) 99607-5187
  • IPTU Quintão: (51) 99501-6850

#PalmaresDoSul #Refim2026 #Finanças #Desenvolvimento #CresceComVocê #IPTU

 

A Prefeitura de Palmares do Sul, por meio da Secretaria de Obras, está trabalhando na revitalização completa do canteiro central da Avenida Darci Azevedo Barbosa, bem no Centro do município!

 

📍 Os trabalhos estão concentrados no trecho entre a Avenida Luís Silveira e a Avenida Vereador Osvaldo Bins.

 

Esta é uma intervenção histórica: o meio-fio atual tem cerca de 40 anos, tendo sido construído ainda na primeira gestão de Palmares do Sul. Agora, ele está sendo totalmente substituído e o canteiro central reestruturado. Uma ação que vai muito além da estética, trazendo modernidade, organização e muito mais segurança para pedestres e motoristas.

🗣️ O trabalho não para

O secretário de Obras, Bruno Campos, destaca que as equipes estão empenhadas em seguir rigorosamente o cronograma de melhorias planejado para a infraestrutura do município.

O prefeito Regis Bauermann ressaltou a importância de investir na infraestrutura da nossa cidade:

“Cuidar das nossas avenidas e espaços públicos é cuidar das pessoas. Essa revitalização transforma o visual do nosso Centro, valoriza o comércio local e garante mais segurança para cada cidadão palmarense.”

 

#PrefeituraDePalmares #PalmaresDoSul #ObrasPalmares #Infraestrutura #CidadeLinda #SegurançaViária #Desenvolvimento #MobilidadeUrbana #HistóriaEProgresso #Palmares40Anos

O fortalecimento das relações institucionais e o ordenamento territorial estiveram no centro de uma importante reunião na sede do Executivo de Palmares do Sul. O prefeito Regis Bauermann recebeu a visita do vice-prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca, para tratar de um tema de interesse mútuo: a regularização de uma área de terra de aproximadamente 220 hectares que ficou sem demarcação oficial na década de 1990.

O espaço em questão, localizado nas proximidades da Lagoa Rincão das Éguas, acabou ficando em um “vazio administrativo” durante o processo de emancipação política de Balneário Pinhal, em 1995. No desenho dos limites da época, essa faixa territorial específica não foi integrada oficialmente a nenhum dos mapas municipais, permanecendo sem uma definição legal de posse desde então.

🤝 Entendimento e Gestão Territorial

É importante destacar que o limite territorial de Palmares do Sul já está claramente definido e consolidado. A regularização deste espaço não trará nenhuma perda de território para Palmares, uma vez que a área de 220 hectares não pertence ao município. Trata-se, puramente, de um espaço que ficou sem definição legal e que, por estar localizado geograficamente ao lado de Balneário Pinhal, deve ser anexado a este por justiça e coerência de gestão.

O encontro contou também com a participação, por Balneário Pinhal, das arquitetas Andrea Mallmann e Solange Boher; e por parte de Palmares do Sul, do procurador municipal, Luis Fernando Espíndola Paz; do procurador jurídico do Gabinete, Vinícius Selau Webber Colombo; e do secretário de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente, Aluízio Soares Dias (o Verdinho).

“Receber o vice-prefeito Jorge Fonseca é uma satisfação. Esse diálogo é fundamental para darmos segurança jurídica e o encaminhamento correto a uma situação geográfica que perdura desde as nossas emancipações. O foco sempre será o bem-estar da população e o crescimento ordenado da região” — afirmou Bauermann.

📍 Próximos Passos para a Regularização

A partir do alinhamento inicial, as administrações municipais darão início aos trâmites técnicos e burocráticos necessários para a realização do processo.

✍️ Texto e edição: Maxwell Bernardes

A Prefeitura de Palmares do Sul segue trabalhando na prevenção e no planejamento para proteger a nossa comunidade. 🌾✈️

Na última terça-feira (02/06), os secretários municipais Geovane Silveira (Agricultura e Fomento à Pesca) e Ronaldo Bitencourt (Turismo, Cultura, Desporto e Lazer) representaram nosso município no Fórum “O RS diante de um novo alerta climático”, promovido pelo grupo Sinos Conecta. O evento reuniu meteorologistas e autoridades para debater os impactos do fenômeno El Niño no Rio Grande do Sul.

📊 O que dizem os especialistas?

Durante o fórum, a meteorologista Estael Sias (MetSul) explicou que as enchentes históricas de 2024 foram causadas por uma combinação rara e simultânea de fatores climáticos. Embora a ciência não preveja uma repetição daquela magnitude no momento, o El Niño trará, sim, o retorno de chuvas e tempestades habituais para os próximos meses.

⚠️ Transparência e Responsabilidade: Previsões sobre eventos mais severos só conseguem ser confirmadas com precisão até 15 dias antes de acontecerem. Por isso, o foco total agora é a prevenção, sem alarmismos desnecessários.

🛡️ Nosso Plano de Contingência está pronto!

O Secretário de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente (O Verdinho) e Coordenador da Defesa Civil do município, Aluizio Dias, informou que o Plano de Contingência de Palmares do Sul já foi totalmente atualizado este ano, integrando as novas projeções climáticas. Estamos trabalhando em total conformidade e sintonia com a Defesa Civil do Estado, garantindo uma rede de atendimento rápido e integrado se houver necessidade.

A Prefeitura segue monitorando as previsões dia após dia para garantir a segurança de cada cidadão palmarense. Prevenir é cuidar do nosso futuro! 🤝💙

Texto: 

A

A Prefeitura de Palmares do Sul realizou, na manhã desta quinta-feira (14/05), uma importante reunião no Gabinete Municipal com representantes das entidades tradicionalistas da nossa cidade. O encontro teve como pauta central o processo de concessão de patrocínio para eventos tradicionalistas.

Durante a reunião, foram debatidos critérios fundamentais para fortalecer a realização desses eventos, garantindo segurança jurídica e transparência. Entre os temas abordados, destacam-se:

  • ⚖️ Aspectos Jurídicos: Documentação necessária e trâmites do processo administrativo;
  • 📋 Aspectos Técnicos: Regras de acessibilidade e exigências legais para os locais de eventos;
  • 💰 Gestão: Fluxo para o requerimento de patrocínio junto ao município.

O encontro contou com a presença do Prefeito Municipal Regis Bauermann, do Secretário de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer Ronaldo Bitencourt, Secretário de Finanças Luciano Cardoso, Fiscal de Obras Jonata Hirsch, Procurador Jurídico Vinicius Webber, Secretária Adjunta de Administração Mabel Marco, Diretora de Cultura Carmem Marco e do Coordenador Administrativo Ramon Luis.

Representando a força do nosso tradicionalismo, estiveram presentes as entidades: Estância dos Rolantes, Lomba do Butiá, Cavaleiros da Amizade, Rancho da Amizade, Bate Cascos e Alma Campeira

A iniciativa reforça o compromisso da gestão em apoiar a cultura gaúcha e as entidades locais, orientando-as para que os eventos ocorram dentro de todas as normas técnicas e legais, valorizando nossas tradições.

 

Texto e fotos: Maxwell Bernardes

 

A Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos da Prefeitura de Palmares do Sul concluiu recentemente uma série de ações de manutenção no acesso principal à cidade. O trabalho, que visa a conservação do espaço público, incluiu o corte de grama, a pintura do meio-fio e melhorias na rotatória em direção a Avenida Álvaro Alves Camargo.

 

 

O secretário Bruno Campos, responsável pela pasta, acompanhou as atividades e ressaltou que a iniciativa faz parte do cronograma de zeladoria urbana do município, buscando manter as vias de entrada em boas condições para a circulação de moradores e visitantes.

O prefeito Regis Bauermann destacou a importância de manter a infraestrutura da cidade conservada, reforçando que as intervenções são parte do planejamento contínuo de cuidados com os espaços públicos de Palmares do Sul.

As equipes da Secretaria de Obras seguem realizando manutenções em diferentes pontos do município conforme o planejamento operacional.

 

Texto e fotos: Maxwell Bernardes

A Prefeitura de Palmares do Sul, por meio da Sub-prefeitura de Balneário Quintão, executou ao longo da última semana um conjunto de ações voltadas à zeladoria e à infraestrutura do distrito. O cronograma, que integra o plano de conservação permanente do município, teve como objetivo otimizar a mobilidade e a organização dos espaços públicos.

As equipes o

 

peracionais concentraram esforços em pontos estratégicos de Balneário Quintão, priorizando a fluidez do trânsito e a revitalização de áreas de convívio:

Manutenção viária: Foram realizados serviços de roçagem, limpeza,  manutenção dos valos e pinturas de postes na Rua Hermes da Fonseca, Avenida dos Bancários, Avenida Amauri Fagundes Xavier, Avenida Brasil e Avenida Amauri Fagundes, garantindo maior visibilidade para condutores e pedestres.

Revitalização de infraestrutura: A Avenida Esparta passou por um trabalho de limpeza do meio-fio, medida essencial para assegurar o escoamento eficiente das águas pluviais e a organização estética da via.

O sub-prefeito de Balneário Quintão, Thiago Machado, destaca que as intervenções seguem um cronograma estratégico da pasta. “O trabalho de manutenção é contínuo e tem como foco principal manter a infraestrutura do Balneário Quintão em condições adequadas de uso, garantindo a organização urbana constante e o bem-estar de toda a comunidade”, afirmou.

O prefeito Regis Bauermann destacou a importância da ação: “Estamos mantendo nossa cidade cuidada com trabalho constante em todos os distritos”

Reforçando o empenho da administração, a vice-prefeita Jeane Pereira complementou: “O nosso foco é garantir mais qualidade de vida e bem-estar para toda a nossa comunidade”

A Secretaria reforça que as frentes de trabalho permanecem ativas em todo o território municipal, seguindo o cronograma de manutenção preventiva para assegurar a conservação do patrimônio público e a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Texto: Maxwell Bernardes

Fotos: Sub-prefeitura de Balneário Quintão

Com o objetivo de garantir a conserva

ção dos espaços públicos e a segurança na trafegabilidade, o Prefeito Regis Bauermann esteve reunido nesta manhã de quarta-feira (13/05), com a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos. No encontro, que contou com o secretário da pasta, Bruno Campos, e o secretário adjunto, Vinícius Araújo, foram alinhadas as prioridades de zeladoria e infraestrutura para os próximos dias.

Frente de Limpeza e Roçagem

As equipes de serviços urbanos atuarão com foco no entorno da Câmara de Vereadores e do Ginásio Municipal, além de áreas de assistência social, como a Casa de Passagem e o CRAS.

Além disso, a Avenida Palmares, receberá uma ação de limpeza para posterior pintura dos meios-fios, visando melhorar o aspecto visual e a organização do centro urbano.

Infraestrutura e Mobilidade

No interior do município, a Secretaria confirmou o início da manutenção e reparo de uma galeria na ponte da Casa Velha. A intervenção é considerada prioritária para garantir a segurança dos moradores e o escoamento das águas, prevenindo problemas estruturais que possam comprometer a região.

“Estamos com as equipes mobilizadas para realizar esses serviços de forma ágil, garantindo que os prédios públicos e as estradas estejam em condições ideais para o uso da população”, afirmou o Secretário Bruno Campos. 

O Prefeito Regis Bauermann reforçou o compromisso da gestão com a manutenção contínua: “Nossa cidade precisa desse cuidado constante. A limpeza urbana e os reparos são fundamentais para a qualidade de vida do nosso povo”.

Nos próximos dias mais informações das ações no Município. 

 

Texto e fotos: Maxwell Bernardes (PMPS)

 

A  Prefeitura de Palmares do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anuncia a abertura de um novo processo seletivo destinado à contratação de profissionais para fortalecer a rede municipal de ensino.

As oportunidades abrangem diversas áreas, visando garantir a qualidade e a continuidade das atividades escolares. Estão abertas vagas para os seguintes cargos:

  • Auxiliar de educação
  • Monitor de transporte escolar
  • Professor de anos iniciais
  • Professor de história
  • Professor de geografia
  • Professor de ciências
  • Professor de artes
  • Professor de educação física
  • Psicopedagogo

Como se inscrever Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente por meio do portal oficial da Prefeitura de Palmares do Sul. É importante ressaltar que o processo é totalmente digital, portanto, não serão aceitas inscrições presenciais.

Cronograma O período de inscrições é curto e específico: os candidatos devem acessar o site nos dias 13, 14 e 15 de maio.

A administração municipal reforça a necessidade de os candidatos conferirem atentamente o edital disponível no site da Prefeitura para verificar todos os requisitos, atribuições e documentos necessários para a candidatura.

Esta é uma oportunidade para profissionais que desejam contribuir com a educação de Palmares do Sul. Participe!

 

Texto: Maxwell Bernardes

Imagem: Secretaria de Educação

O município de Palmares do Sul celebrou nos dias 11 e 12 de maio, o seu 44º aniversário de emancipação política. Com uma programação intensa promovida pela Administração Municipal Jeep Moto Clube, o evento reuniu autoridades, tradicionalistas e a comunidade em dois dias de integração, cultura e shows.

A programação teve início na noite de segunda-feira (11), focada no entretenimento musical. O público aproveitou o Pagode Resenha do Lukinhas, seguido pela abertura oficial do evento. A madrugada foi marcada pelo show de Wilian Netto e o grande baile com Julian & Juliano e Só Vanerão (JJSV).

Na terça-feira (12), data oficial do aniversário, as atividades começaram cedo com a abertura dos estandes e a feira de artesanato. Um dos pontos altos foi o Almoço Festivo, onde foram servidas cerca de 300 refeições do tradicional carreteiro.

A tarde foi dedicada à cultura e à conscientização:

Segurança no Trânsito: O Comando Rodoviário da Brigada Militar esteve presente com o projeto “Estradinha”, promovendo ações do Maio Amarelo.

Tradição Gaúcha: O público prestigiou as belas apresentações dos CTGs Alma Campeira e Ouro dos Arrozais.

Comunidade: O Baile da Terceira Idade com Fernando Brown e a Banda da Brigada Militar deram o tom festivo antes do encerramento com a dupla Enzo e Léo.

O ato oficial de celebração contou com a presença do Prefeito Regis Bauermann, que em sua fala agradeceu a participação de todos e a dedicação dos servidores na organização do evento. A Vice-prefeita Jeane Pereira e o Secretário de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, Ronaldo Bitencourt, também reforçaram o empenho da gestão em entregar um evento à altura da data.

A solenidade teve ainda a participação do Presidente da Câmara, Alexandre Mangoldi, Prefeito de Capivari do Sul Marco Antônio Cardoso, do deputado Federal Pompeo de Mattos e Estadual Joel Wilhelm, além de secretários municipais e lideranças locais. O momento culminou com o tradicional “Parabéns a Você” e a distribuição do bolo comemorativo a todos os presentes.

Texto e fotos: Maxwell Bernardes (PMPS)